• Objetivos da disciplina
Objetivos da disciplina de Educação Visual

Para ti, que estás no 8º ano do 3º Ciclo, a Educação Visual não é uma disciplina nova e, por esse motivo vamos fazer-te uma pequena introdução à disciplina neste início de ciclo.

• A Educação Visual é uma disciplina que se preocupa com a Arte Visual.

• A Arte Visual é uma arte que abrange qualquer tipo de representação visual.

• É uma disciplina eminentemente prática, desenvolve-se com o trabalho que se faz com as nossas mãos.

• A Educação Visual exige estudo, investigação, projeção e realização. Pretende-se que os alunos estimulem o seu cérebro recorrendo ao desenho, pintura ou escultura.


O que se pretende com a Educação visual:

Que aprendas a olhar/ observar com atenção e muito cuidado o mundo que te rodeia;

Que desenvolvas a tua curiosidade;
Que desenvolvas a tua sensibilidade artística: que exprimas as tuas ideias e emoções com criatividade e imaginação, apresentando o teu próprio modo de ver, de saber e de sentir;

Fazer-te pensar em coisas que te envolvam no dia a dia, e que nunca tinhas reparado;
Dar-te a experimentar diversos materiais e técnicas e ensinar-te a
representar o que vês e o que sentes e fazer-te refletir sobre a importância da comunicação para o ser humano e sobre as formas como comunicamos;


Em resumo, esta disciplina irá contribuir para que quando completes este ciclo sejas:

Mais observador,

Mais culto;

Mais interessado no mundo que te rodeia e

Mais crítico


Domínios e Conteúdos da Educação Visual
Domínios e conteúdos a explorar na Educação Visual:





Técnica
Suportes físicos
Materiais riscadores e aquosos e técnicas
Materiais de desenho rigoroso
Desenho técnico e traçado geométrico

Representação
Geometria: do ponto ao volume
Traçados geométricos
Observação da forma
Elementos da forma
A representação como instrumento de registo

Discurso
Comunicação
Códigos de comunicação
Narrativa Visual: banda desenhada
Projeto
Design como comunicação
O Processo de Design
Áreas do design: moda, gráfico, têxtil e ambiente

• Critérios de Avaliação
Conhecimentos, capacidades e atitudes

TÉCNICA
1 Conhecer materiais riscadores e respetivos suportes físicos.
2 Dominar materiais básicos de desenho técnico.
3 Dominar a aquisição de conhecimento prático.

REPRESENTAÇÃO
4 Compreender a geometria enquanto elemento de organização da forma.
5 Reconhecer a textura enquanto aspeto visual das superfícies.

DISCURSO
6 Explicar a estrutura como suporte da forma.
7 Dominar a representação como instrumento de registo.
8 Conhecer diferentes tipologias de comunicação.
9 Distinguir códigos e suportes utilizados pela comunicação.

Projeto
10 Explicar como agrupar para comunicar
11 Aprender a identificar e produzir as mais variadas formas de unir os elementos visuais no plano e no espaço
12 Aprender a compreende bem certas regras elementares de composição para que os caminhos para a criação visual se tornem mais fundamentados
Aprender a interpretar o que a Natureza nos propõe através da Geometria plana




Bom trabalho!